A ansiedade se caracteriza quando a pessoa tem um temor desproporcional ou constante de que algo negativo vai acontecer. São aflições, angústias, perturbações causadas por incertezas.
Os principais sintomas da ansiedade são: medo exagerado, falta de controle das emoções e inquietação. A atenção seletiva reforça o medo e potencializa a ansiedade: um verdadeiro Círculo Vicioso composto por inquietação, impaciência, insegurança, irritação, falta de energia e perda de concentração.
Tempos difíceis. Medo de andar, de tocar, de viver. Ansiosos pelo fim. Torturados pela dúvida do amanhã. Presos com nossos próprios pensamentos. Parece que tudo persegue, constrange e arranha. Sim, somos apenas seres humanos. Limitados a fazer parte do universo. Repletos de sonhos, desejos e verdades. Hoje não podemos sair pelo bem dos nossos. Estamos trancados em nossos próprios cativeiros para que o mundo respire paz no amanhã.
Se o medo vier, carregue-o. Encha-se de esperança. Viva a sua luz. Sei que não é fácil. Entendo o nosso desespero. Mantenha sua paz. Apazigue seu coração. Sonhe. Lute. Juntos venceremos aquilo que nos limita. Aproveite este momento para encontrar-se com você, demonstrar seu amor, aceitar seu próprio perdão, libertar-se das algemas do seu passado, entender o outro, ser resiliente, fazer suas possíveis mudanças, rever seus planos, ser feliz com o pouco que tem e acreditar no muito que você é.